Para facilitar e acompanhar a gestão do seu motel, é muito importante mensurar os resultados através dos KPIs ou, simplesmente, Indicadores de Desempenho. Dentre as diversas opções, podemos dizer que um dos principais indicadores é o ticket médio, utilizado para medir a saúde financeira do seu motel e também para entender o comportamento do consumidor.

Mas afinal, o que é ticket médio?

Ticket médio é o indicador que demonstra a média da receita por cliente, ou seja, quanto cada ocupação impactou no faturamento. Uma vez evidenciado, este indicador servirá para análise do seu negócio e base para a tomada de decisão.

Mas, como assim? Calma aí que eu vou te explicar.

Este indicador fica interessante quando analisado com outros dados. Por exemplo: uma vez evidenciado o custo básico por ocupação (gastos com funcionários, produtos de limpeza, aluguel, marketing, entre outros), você saberá, em média, qual a sua despesa com cada um dos seus clientes. Este valor menos o ticket médio, é o resultado por ocupação. Então, quanto maior os gastos do seu cliente por ocupação, podemos dizer que maior é o lucro, uma vez que a receita aumenta em proporção maior que a despesa.

Como calcular o ticket médio?

Para você calcular o ticket médio do seu negócio, basta dividir o faturamento pelo número de ocupações no período. Exemplo: no mês de julho o motel obteve um faturamento de R$ 100.000,00 e 500 ocupações, sendo assim, obteve um ticket médio de R$ 200,00.

TM = FATURAMENTO / OCUPAÇÕES

TM = 100.000 / 500

TM = 200,00

Alguns empresários confundem o ticket médio com o valor inicial da ocupação (seja ela suíte ou apartamento). Não é isso! Este valor é composto pelo valor da ocupação, mais o valor dos gastos com serviços e produtos adicionais.

Sabemos que muitos motéis possuem o ticket médio muito próximo do valor inicial de suas acomodações. Se está é a sua realidade, listamos algumas formas desse índice crescer.

Como posso aumentar o ticket médio do meu motel?

 Para aumentar o faturamento e consequentemente o ticket médio, invista em estratégias que aumentem o valor gasto por ocupação, como por exemplo:

 

1. Variedade de Produtos

Você sabia que a venda de produtos, se bem aplicada, pode representar até 20% do faturamento? Para isso, faça um cardápio personalizado e estude as melhores opções, conforme o seu público alvo. Outra boa ideia é a oferta de combos promocionais, com grupo de produtos. Neste caso a percepção do cliente é que, por estar comprando um “pacote”, ele está economizado, e acaba comprando mais produtos ao invés de apenas um.

2. Variedade de Serviços

Ofereça serviços diferenciados, que chamem a atenção e que entregue experiências! Este é o caminho da nova motelaria. Exemplo: ofereça decoração personalizada, jantar especial, entre outros.

3. Reservas

Ofereça o serviço de reservas de suítes pois, o cliente que contrata este serviço, na maioria das vezes, também adquire serviços e produtos adicionais.

4. Promoções

Analise o seu público e disponibilize promoções que sejam atrativas e diferenciadas. Algumas estratégias que possuem resultado é o oferecimento de desconto em horários de baixa ocupação, ou algum bônus para ocupação de suítes ou itens do cardápio que possuem valor agregado. Ex: na compra do combo de cerveja, grátis uma porção de batata frita.

5. Marketing

Não adianta fazer tudo o que está acima e o seu cliente não ficar sabendo. Invista em redes sociais e principalmente em um bom site, com ferramentas que te auxilie a divulgar seus serviços. Entenda: seu cliente não sabe o que quer, até você dizer para ele.

Conclusão

Saber qual é o ticket médio do seu motel é essencial para analisar a situação do seu negócio. Por isso, hoje mesmo calcule o ticket médio e trace uma estratégia para você potencializar seus lucros. Se você precisar de alguma ajuda, a Motel Digital possui o serviço gratuito de consultoria na área digital. É só clicar no link abaixo e agendar.

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Sobre Leilane Oliveira

Co-Fundadora e Gestora de Projetos da Motel Digital. Administradora de Empresas por formação, com grande conhecimento nas áreas de gestão de projetos, processos, qualidade e compliance. Filha de moteleiro, acredita que todas as empresas podem otimizar seu desempenho através de técnicas administrativas e de tecnologia.

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