A era digital provocou inúmeras mudanças nos hábitos dos consumidores. E essas mudanças estão se intensificando no cenário atual, onde a internet é ferramenta fundamental para o caminhar da vida. Os especialistas comprovam que a evolução que era esperada em décadas, aconteceu em semanas. Vimos escritórios inteiros fecharem as portas e migrarem seus funcionários para home office, alunos de todas as idades estudando através de vídeo conferência, compras on-line aumentaram em 104% (fonte: Google), dentre outras tantas mudanças significativas.
Para te ajudar neste período confuso e de tantas informações, separamos algumas dicas para que o seu motel se posicione na internet, seja para captar novos frequentadores, ou simplesmente para não perder para a concorrência aquele cliente fiel.
Esteja cadastrado no Google Meu Negócio
Você já conhece o Google Meu Negócio? Caso ainda não, temos uma matéria explicando a importância de estar cadastrado na plataforma e o passo a passo para o cadastro, é só clicar aqui. O Google Meu Negócio, além de ser gratuito, faz com que o seu motel apareça mais e mais rápido nas buscas! A plataforma permite que você divulgue dados de contato, localização, avaliação de clientes, entre outras funcionalidades.
Aproveite o potencial das redes sociais
Investir em marketing digital é fundamental para os Motéis. Após o início da pandemia, o número de usuários ativos nas redes sociais aumentou de forma estrondosa, assim como o tempo que estes passam navegando.
Utilize as redes sociais para divulgar promoções, fotos das acomodações, gastronomia, experiências personalizadas, etc. Aposte forte no lazer privativo com segurança, reforçando as medidas de limpeza e higienização adotadas pelo seu motel. E evite a propaganda “sacana”. Esse tipo de divulgação não condiz mais com seu público, conforme explicamos aqui.
Tenha um site atraente
Qual é o primeiro lugar que utilizamos para procurar alguma informação? Sim, na internet. Ninguém mais pergunta para o amigo!
Você pode até pensar assim: mas eu já tenho uma conta nas redes sociais, não preciso de um site. Pois saiba que 90% das buscas são realizadas através das ferramentas Google! Instagram e Facebook dividem os 10% restantes com as demais ferramentas (e ainda assim é muito complicado o usuário te encontrar nelas). Pois então, se o usuário procurou pelo tipo de serviço ou buscou pelo seu motel no Google, além de saber o seu telefone e localização, se o seu motel tiver um site, o usuário conhecerá um pouco mais sobre o seu serviço. É a oportunidade perfeita para conquistá-lo.
Para tanto, tenha um site moderno, responsivo e de rápido carregamento. Insira apenas informações verdadeiras e atualizadas. Ofereça também experiências completas e demonstre a qualidade dos seus serviços.
Invista em Anúncios Pagos
Quem não é visto não é lembrado! E para ser visto por mais pessoas, infelizmente, temos que investir nos anúncios pagos, que em resumo é: Google AdWords e Facebook Ads (que também gerencia a publicidade do Instagram).
Mas a boa notícia é que com apenas R$ 5,00 de impulsionamento por dia, é possível alcançar uma grande quantidade de pessoas. O retorno é positivo pois aumenta significativamente o número de visita de potenciais clientes.
Sistema de reservas online
O sistema de reservas tem se mostrado um grande aliado para atração de clientes online. Voltado para o público que está acostumado com a compra online e que busca experiências diferenciadas e personalizadas, o sistema de reserva consegue oferecer tudo isso e ainda mais privacidade (pois o pagamento é online e não é necessário ligação ou troca de mensagens por Whatsapp), e praticidade (pois o motel fica responsável por toda a experiência, como por exemplo decoração personalizada).
Conclusão
A internet é um meio de comunicação com grande poder de influência. Vale a pena sim, investir no online! As pessoas cada vez mais buscam otimizar o seu tempo comprando online, reservando online e fazendo tudo pelos dispositivos móveis. Seu motel não pode ficar para trás!
Sobre Leilane Oliveira
Co-Fundadora e Gestora de Projetos da Motel Digital. Administradora de Empresas por formação, com grande conhecimento nas áreas de gestão de projetos, processos, qualidade e compliance. Filha de moteleiro, acredita que todas as empresas podem otimizar seu desempenho através de técnicas administrativas e de tecnologia.