Airbnb: o novo concorrente dos motéis.
Com certeza você deve estar achando que o título deste blog é algum equívoco, que o Airbnb é apenas um serviço de hospedagem e de nada tem para concorrer com os motéis. E realmente é, o serviço oferecido pela plataforma se trata de uma forma de hospedaria que ganhou prestígio por possuir preços mais vantajosos e grande diversidade de opções de hospedagem. Mas como tudo isso funciona? E como o Airbnb virou concorrente dos motéis?
O que é Airbnb?
O Airbnb entrou no mercado em 2008 e atualmente possui mais de um milhão de “anfitriões” que cadastram seus imóveis ou outros locais no site, gratuitamente, com o intuito de oferecer acomodações em qualquer lugar do mundo.
O charme desse serviço se encontra na praticidade de alugar um quarto ou até mesmo uma casa sem muita burocracia e com preços super acessíveis.
Como tudo isso funciona?
Dentro do Airbnb possui duas formas de funcionalidades. A primeira é quando um usuário ou anfitrião cadastra seu imóvel, ou local disponível no site e específica algumas informações básicas a seu respeito, como, por exemplo, o tempo médio disponível, o que aquele espaço oferece, se é permitido animais, etc.
A segunda forma é quando uma pessoa precisa de uma acomodação para alugar. Esse passo é simples, basta realizar uma pesquisa filtrando as opções como o local, datas e quantidade de hóspedes. Em seguida aparecerá uma série de opções onde o usuário poderá escolher a que mais deseja e reservar.
Airbnb e os motéis
O Airbnb tem se revolucionado e muitas pessoas estão optando por alugar esse serviço até mesmo na própria cidade ou perto de casa apenas para viver novas experiências com seu parceiro.
Mas para deixar nossos queridos moteleiros mais tranquilos, criamos uma lista detalhada de como competir com esse “novo” serviço.
Evidencie os diferenciais de suas suítes: o Airbnb tem sido muito procurado pelas diferentes experiências que ele pode oferecer, assim como os motéis, por isso é importante enfatizar as qualidades de cada suíte em seu site, como por exemplo uma decoração nova, a limpeza que é feita pela equipe do motel, diferentemente do Airbnb, que são os próprios hóspedes que limpam o local, etc.
Forneça serviço especializado e 24h: deixe claro que o seu motel dará todo o suporte que seus clientes precisam, desde a hora da entrada até a hora de saída do local. Caso tenham alguma dúvida, que eles poderão interfonar para a recepção respeitando toda a privacidade e o mesmo serve na hora de pedir alguma refeição ou bebidas.
Aposte na jogada de Marketing: um motel com um marketing de qualidade não quer guerra com ninguém! As jogadas de marketing aproximam os clientes com o seu motel, criando um vínculo para que eles sempre voltem. Ou melhor, eles se sentem atraídos pelo local, pela decoração e até mesmo pelos preços.
Otimize o processo de reserva: o Airbnb se destaca por possuir um sistema de reservas online que facilita para usuário na hora de buscar a sua acomodação, diferentemente de muitos motéis, que ainda adotam o modo tradicional. O sistema de reserva otimizado para motéis auxilia em questões como a praticidade e agilidade para seus clientes.
O Airbnb é um serviço, como já dito antes, bastante revolucionário no mercado e que veio para ser concorrente, não só para o setor moteleiro, mas também para outros setores, como os hotéis.
Por isso, fica a dica para você, gestor/trabalhador do ramo de motéis, a necessidade de sempre estar atento às mudanças de comportamento dos consumidores e, principalmente, que você realize a modernização necessária para ter o controle do seu negócio.