Atualmente um dos maiores desafios dos motéis é manter a equipe engajada e motivada. E sua equipe, como está? Abaixo separamos algumas dicas para você se atualizar.
Mas antes de tudo, que tal entendermos o que é desmotivação interna?
Desmotivação interna
É o processo que resulta na baixa produtividade, queda dos resultados, conflitos internos e externos, falta de colaboração, entre outros fatores agravantes que ocorrem quando o funcionário do seu motel não consegue se sentir bem no ambiente que trabalha ou sente um excesso de tédio diário.
Ter uma equipe desmotivada no seu motel pode favorecer a prestação de serviços mal executados e falhas no atendimento, deixando a desejar para seus clientes. É imprescindível que você moteleiro fique atendo aos sinais que seus funcionários apresentam de desmotivação como mal humor, alto “turnover”, excesso de faltas, procrastinação, descuidado com a aparência e o desinteresse no trabalho.
Para melhorar esses resultados é importante investir em capacitação e desenvolvimento continuo de toda a sua equipe moteleira, uma vez que também ajuda para se diferenciar dos demais concorrentes.
De acordo com ABMotéis, uma equipe mais engajada com o motel gera 20% mais resultados do que uma equipe insatisfeita com o seu trabalho.
Motivação dos funcionários
Quando falamos em motivação pensamos em algo atrativo, mas o seu conceito também tem a ver com o orgulho e a crença pelo lugar que trabalha. Ter motivação é acreditar em si mesmo, na empresa e no valor que seu trabalho proporciona no ambiente que exerce sua função.
É importante que você procure treinamentos selecionados por setores para qualificar ainda mais o seu motel. Com uma equipe especializada, seus clientes irão se encantar principalmente pelo atendimento e sempre acabarão retornando ao motel ou quem sabe até realizando uma reserva online.
Após realizado os treinamentos, seu motel estará mais qualificado no atendimento, no serviço de limpeza, na comunicação e no ambiente de trabalho em geral.
Vantagens de investir na motivação da sua equipe
Gera mais resultados
Equipe motivada cativa os clientes
Aumento de faturamento
Fideliza clientes
Novos clientes
Destaque em relação a concorrência
Redução da rotatividade de funcionários
Precisão nos serviços
Melhoria no ambiente de trabalho
Melhora da prestação de serviço
Para manter sua equipe motivada não é necessário apenas um bom treinamento, é preciso que o ambiente de trabalho do seu motel seja um local comunicativo e positivo para todos. Importante reconhecer as conquistas de cada um, cumprir o prometido, ter autonomia e ser pontual nos pagamentos. Por fim, seja gentil e ágil para evitar falhas e futuras frustações.