GLOSSÁRIO PRESENÇA DIGITAL
Você sabe o que é presença digital? É a forma como as empresas estabelecem autoridade na internet. A Motel Digital é especialista nesse quesito, por isso, para tirar suas dúvidas, disponibilizamos um material completo, com todos os termos utilizados no meio.
Analytics
Relatório de métricas e estatísticas referentes a navegação do site. O conceito do termo abrange a medição, coleta e análise de dados da página, até a geração de relatórios. É possível também verificar a quantidade de acessos, páginas visitadas e tempo de navegação.
Antifraude
Sistema que identifica e evita transações fraudulentas originadas pelo vazamento de informações sigilosas. A identificação se faz pela avaliação das transações para constatar qualquer comportamento suspeito de fraude.
Anúncio – AD
Anúncio pode ser definido como uma mensagem criada para um público específico, sobre um determinado assunto. Essa mensagem pode comunicar uma ideia, apresentar produtos/serviços, reforçar a identidade da empresa, etc.
Os anúncios digitais são vistos como a principal estratégia para atrair clientes. Estes são gerenciados por meios de ferramentas de marketing digital, como o Google Ads.
CAC – Custo de Aquisição de Clientes
Média referente à investimentos diretos para alcançar novos consumidores. Calcula-se a soma de todas as despesas e divide pela quantidade de novos clientes adquiridos no período.
Certificado de Segurança SSL
Certificado digital que verifica a identidade de um site e possibilita a conexão criptografada entre o servidor Web e o navegador.
É essencial o site possuir o certificado para manter a privacidade e segurança das informações coletadas dos usuários.
CTA – Call-To-Action
Também denominada de “Chamada para ação”. Trata-se de links e botões que sugere para o usuário realizar uma determinada ação. Exemplos: “compre agora” e “veja mais”
Conversão
Descreve quando uma determinada ação é realizada em um site ou campanha. Exemplo: em uma landing page que tem o intuito de adquirir novos contatos, o usuário visitante que informou os dados no formulário de cadastro, converteu.
CPC – Custo por Clique
Forma de cobrança aplicada a anúncios pagos. Ou seja, o pagamento do anúncio é realizado por meio da quantidade de cliques obtidos. O valor se dá através do cálculo da divisão do número de cliques pelo total gasto na campanha.
CX - Customer Experience
Maneira como o usuário enxerga o seu site durante a navegação refere-se à “experiência do cliente”. A experiência se resume em influenciar e surpreender, positivamente, o usuário.
CS - Customer Success
Compreende em manter um relacionamento com o consumidor também após o fechamento da venda. Ou seja, um cliente satisfeito, positivamente, gera o sucesso da empresa.
Dashboard
Painel de controle de um site. Essa página agrupa informações e métricas importantes para que o usuário atinja seu objetivo.
Desconto
Redução do valor original de um produto/serviço. Normalmente aplicado em campanhas, anúncios ou em momentos específicos.
Dispositivo
Aparelhos que permitem o acesso à internet, informações e facilita a comunicação, sendo eles um dispositivo móvel ou desktop.
Gestor de Conteúdo
Promove, para o cliente, o acesso a informações internas do site. Ou seja, possibilita a alteração ou inserção de informações, textos, fotos e banners.
E-Book
Livro digital geralmente ofertado gratuitamente. Não possui restrição de estrutura, variando na quantidade de páginas. São muito utilizados para obtenção de leads
Forma de Pagamento
Forma que o cliente escolhe para realizar o pagamento de um produto/serviço. Exemplo: cartão de credito/débito, boleto bancário, transferência online, carteiras digitais e PIX.
Formulário
Campos de textos, seleções e opções para a coleta de dados do usuário dentro do site. Exemplos: formulários de cadastros, contato ou de acesso a conteúdos exclusivos.
Fraude
Atividade ilícita de um acesso não autorizado ou perda financeira. Exemplo: clonagem de cartões de crédito.
Hospedagem
Serviço online que permite que o site seja inserido na internet. O serviço de hospedagem trata-se de “alugar” um espaço para o seu site dentro de um servidor que armazenará todos os arquivos e dados necessários para o seu funcionamento.
HTML – Hypertext Markup Language
Linguagem utilizada para a construção de sites e páginas na internet. É dividido em tags ou marcações que possibilitam a identificação de elementos que serão apresentados ao usuário. Costuma ser utilizado junto a outras linguagens, como o CSS e Javascript.
Impulsionamento
Aumento do alcance digital de uma página, publicação ou site. Essa estratégia possibilita que o conteúdo seja exibido para um público especifico.
Inbound Marketing
Estratégias, utilizada por empresas, com o intuito de atrair e converter clientes usando conteúdo relevante. A empresa explora canais para que o cliente chegue até ela. Exemplos de canais: mecanismos de buscas, blogs e rede sociais.
JPEG – Joint Photographic Experts Group
Método de compreensão de imagem. No Windows, é denominado de “jpg” por conta de uma restrição de tamanho de arquivo.
Keywords – Palavras-Chave
Termos compostos por uma ou mais palavra que aparecem nos resultados de buscas ou anúncios relacionados. Também é a forma que o usuário encontra de escrever sua dúvida nos buscadores, como o Google, com o intuito de encontrar respostas.
Landing Page
Também conhecido como “página de aterrissagem”. É qualquer página que sirva como a vitrine de um site e leve o usuário a realizar alguma ação de conversão.
Layout
É a parte visual do site. Deve se conectar com a identidade visual da marca e do segmento da empresa. Também é importante que possibilite uma navegação intuitiva e prática para o usuário.
Lead
Quando o usuário fornece informações como nome, e-mail ou telefone. É visto como uma oportunidade de negócio.
Mobile
Uso de dispositivos móveis, como smartphones e tablets, para a busca de informações e atividades que antes só eram possíveis em um computador desktop.
MultiPage
Site com mais de uma página hospedada em um único domínio.
Nicho
Segmento do mercado que a sua loja está incluída. Exemplo: segmento de moda, casa e decoração, eletrônicos, etc.
Omnichannel
Agrupa a experiência de compra em diferentes plataformas, seja marketplace, e-commerce ou loja física. Ou seja, o cliente não enxerga a diferença no atendimento entre as plataformas e espera ser atendido de forma unificada tanto no on-line como no presencial.
OnePage
Concentra todas as informações em uma única página na internet.
Remarketing
Estratégia que visa apresentar anúncios em outras plataformas, como no Google, redes sociais, e-mails e banners. Tem o objetivo de fazer com que usuários que já visitaram, retornem e realizem a compra de um produto/serviço.
Responsividade
É quando os elementos e o conteúdo de um site se adaptam com o tamanho da tela utilizada pelo usuário, sem prejuízo nenhum ao layout.
ROI/ROAS
ROI é o retorno sobre investimento. Ou seja, quanto a empresa lucrou diante um investimento especifico.
ROAS refere-se ao quanto a empresa ganhou sobre um investimento feito em publicidade.
SEO – Search Engine Optimization
Conjunto de estratégias que tem o objetivo de fazer com que o seu site seja encontrado com mais facilidade nos mecanismos de buscas. Também possibilita ter um melhor posicionamento nas buscas orgânicas ou pagas.
Essas estratégias consistem na inserção de palavras-chave, tags e descrições dos conteúdos do site.
UX – User Experince
Área dedicada a conhecer a experiência do usuário dentro do seu site. Ou seja, a facilidade de encontrar o produto/serviço desejado, a rapidez do site, a qualidade das imagens, informações precisas e a segurança passada são alguns meios de tornar a experiência do usuário positiva.