Você utiliza imagens sensuais e linguagem ambígua nas redes sociais do seu motel? Saiba que você não está sozinho. Grande parte do setor ainda utiliza essa “estratégia”. Mas será que esse tipo de propaganda realmente é efetiva?

Conhecendo o seu público

O primeiro passo para iniciar qualquer estratégia de marketing é conhecer o seu público. Uma pesquisa recente feita pela Hello, agência de pesquisa de mercado e inteligência, em parceria com o Guia de Motéis, revela um novo perfil dos frequentadores de motel. Foram entrevistados 1710 frequentadores, entre 18 e 65 anos. Contrariando a opinião de muita gente, apenas 3% dos entrevistados vão ao motel para ter relações extraconjugais, enquanto 72% são casais de relacionamento fixo. É muito importante pesquisar, buscar, estudar e conhecer o seu público. Dessa forma é possível utilizar a propaganda de forma eficaz e atrair mais frequentadores ao seu motel.

A propaganda “sacana” agrada o público frequentador?

 

Agora que temos uma noção maior de quem é o público frequentador dos motéis, é importante fazer a seguinte pergunta: você realmente acha que a propaganda sacana agrada e atrai clientes? Podemos dizer com tranquilidade que: não! Não agrada, não é efetiva e não contribui para a imagem do setor.

O motel deixou de ser um ambiente com fim exclusivo para relações íntimas. O novo consumidor busca gastar seu dinheiro com a experiência, ou seja: um ambiente de entretenimento privativo, boa hospedagem, boa gastronomia, onde eles possam se divertir com muita hospitalidade e sair da rotina. A propaganda “sensual”, explícita e ambígua não conversa com o novo consumidor, e além disso, reforça o conceito antiquado de que o motel é um lugar sujo, promíscuo, “mal frequentado” e que não é sinônimo de diversão.

Como contribuir com a reestruturação do conceito de motel através da propaganda

Mas afinal, como a propaganda pode contribuir para o novo conceito de motel? É simples: a propaganda deve fazer o público se conectar com seu negócio, criar o sentimento de identificação e despertar o desejo no consumidor. Foque sua propaganda na experiência que seu motel proporciona ao cliente, ou seja: divulgue decorações personalizadas, a boa gastronomia, o atendimento de qualidade e em como é possível se divertir em suas acomodações! Ao contrário do que muitos pensam, os concorrentes do setor não são apenas os hotéis, mas sim qualquer ambiente de lazer e distração. A propaganda pode mudar a imagem que grande parte das pessoas possui sobre o setor.

Conclusão

Entender que a propaganda “sacana” não funciona é fundamental para a reestruturação do conceito do setor. A propaganda deve mostrar que não há vergonha ou necessidade de descrição ao frequentar um motel! É um lugar onde pessoas vão para se divertir, assim como o cinema, restaurantes, lounges, etc. O novo consumidor é dinâmico e busca experiências a todo momento e a propaganda alinhada com estes ideais é um excelente meio para se aproximar de seus clientes.

Sobre Giovanna Silvestre

Giovanna iniciou sua carreira trabalhando no setor financeiro de uma franquia de clínicas populares em Maringá. Durante esse período, organizou campanhas publicitárias internas e externas dentro da empresa, descobrindo então sua paixão pelo design. Atualmente, atua no setor de marketing e redação no MotelDigital, e também realiza projetos de criação de marcas para outras empresas.

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